Óleos Essenciais: Alecrim

Publicado: 28/11/2019

O Orvalho do Mar

 

O Alecrim é uma erva verde com seus primeiros relatos apontados no mediterrâneo e na Ásia. Tem folhas pontiagudas com flores que podem ser brancas, rosas, roxas e azuis.

Seu nome é originário do termo “Orvalho do mar”, por ser nativa dos penhascos à costa do mar mediterrâneo - em latim “ros” (orvalho) e “marinus” (mar), por isso é conhecida em latim como Rosmarinus.

Pertence à família do Manjericão, Lavanda, Murta e Sálvia.

As civilizações que conhecemos por terem habitado o mediterrâneo na história antiga atribuíam ao Alecrim propriedades diversas. Gregos utilizavam guirlandas de alecrim penduradas no pescoço para estudar e em eventos festivos para celebrar o ciclo da vida. Os Egípcios utilizavam o alecrim para a confecção de incensos.

Bastante conhecido pelo seu uso na culinária, especialmente acompanhando carnes assadas, quando são utilizados ramos inteiros ao lado da preparação para fragrância e aroma.

 

O óleo essencial de alecrim tem a reputação de fortalecer o corpo, eliminar bactérias nocivas, melhorar a concentração, aliviar problemas digestivos e dores musculares e nas articulações.

 

O óleo essencial de alecrim tem a reputação de fortalecer o corpo, eliminar bactérias nocivas, melhorar a concentração, aliviar problemas digestivos e dores musculares e nas articulações. O Alecrim é utilizado em inúmeros produtos cosméticos, de cuidados com a pele ao tratamento capilar.

Nosso uso desta erva incrível é com a extração do seu óleo essencial, nele encontramos uma variedade de componentes que são excelentes auxiliares no tratamento de doenças e dores conhecidas:

- Mirceno, um poderoso antioxidante para contribuir com a melhora do sistema imunológico;

- α-Pineno e 1.8-Cineol, um poderoso composto anti-inflamatório para o alívio da dor muscular e das articulações, combatendo também inchaços e dores localizada;

- Beta-pineno e Limoneno, são referências no combate a infecções virais, especialmente no combate à manifestação o vírus do herpes em períodos de surto.

 

...faz dos bálsamos hidratantes Lulu Balm um excelente aliado no alívio de dores musculares e nas articulações.

 

Atua como um complemento importante na melhora da circulação e combater sintomas de resfriados, sendo um importante aliado para as dores musculares e reações alérgicas, além de apresentar propriedades antiespasmódicas, um aliado no tratamento da asma.

Sua ação antibacteriana em cremes dentais pode prevenir cavidades, gengivites e acúmulo de placas dentárias.

Um benefício também explorado é a sua capacidade de agir como um repelente natural a mosquitos e outros insetos.

O Alecrim também é bastante difundido na Aromatepia, pois acredita-se que seu aroma ajuda a reduzir o nível de estresse e tensões nervosas, aliviando a fadiga e contribuindo para um melhor funcionamento do sistema respiratório.

Na aplicação cosmética acredita-se que o óleo de alecrim estimule o crescimento de cabelo e adicionado a condicionadores propicia aos cabelos brilho e volume, além disso, seus componentes promovem o alívio em pele irritada por alergias e coceiras.

O óleo essencial de Alecrim é uma das grandes estrelas da nossa constelação e faz dos bálsamos hidratantes Lulu Balm um excelente aliado no alívio de dores musculares e nas articulações.

Uma massagem relaxante com Lulu Balm é certeza de uma experiência de bem-estar reconfortante e terapêutica, até mesmo uma grande companhia para nossos cuidados diários com a pele, um produto pensado para os cuidados com o corpo e um conforto para a alma.

Voltar