Óleos Essenciais: Calendula Officinalis

Publicado: 16/04/2019


Bem me quer, mal me quer... Uma antiga brincadeira com margaridas dá o nome da estrela deste post: a Calêndula.

A plantinha do Óleo Essencial que utilizamos em nossos bálsamos é originária dos entornos do Mar Mediterrâneo. Apresentam buquês laranjas ou dourados, caule grudento com folhas peludinhas e altura entre 45 e 60cm.

O uso da Calêndula é tão antigo quanto nossos registros históricos alcançam e temos relatos de usos medicinais a corantes alimentares em todas civilizações que compõem o Oriente Médio, Sul da Europa e Ásia.

Por onde passaram mercadores, a calêndula tornou-se um santo remédio barato e bastante comum, sendo também matéria prima para tintas de tecidos e cosméticos.

Esta é uma flor que cresce facilmente sem muita necessidade de preparo do solo, mas que adora uma boa quantidade de insolação o ano todo, daí sua prevalência em regiões mais tropicais e equatoriais.

Para servir em sua dieta, tanto as pétalas quanto as folhas são comestíveis. As pétalas são um excelente substituto ao açafrão e as folhas acompanham muito bem um prato de saladas verdes.

Ao ingerir esta florzinha gozamos de muitos benefícios fitoterápicos: as folhas e os caules servem como auxiliares digestivos e são ricos em luteína, zeaxantina e betacaroteno, já as pétalas e o pólen possuem efeito anti-inflamatório e antioxidante.

No sistema gastrointestinal também são notados benefícios às úlceras gástricas e como uma boa forma para tratar varicosas e hemorroidas.

Mas é importante tomar muito cuidado!

Margarida é um nome dado a uma enorme família de flores, a Calêndula de que falamos é chamada de Calendula Officinalis. Então, antes de tentar fazer um chá de margaridas do seu quintal, é bom pesquisar se elas são a plantinha das quais escrevemos.

Para utilizar a planta, encontramos duas dicas populares para compartilhar:

Faça um chá utilizando entre 3 e 4 buquês (sem o caule) para cada litro de água fervida;

Para misturar em um banho de banheira, adicione entre 12 a 15 buquês a cada 3 copos de água fervida, baixe a temperatura e cozinhe por 15 minutos. Coe o líquido, espere baixar um pouco a temperatura e adicione na sua água de banho.

Sabemos também que a Calêndula contém um pigmento amarelo que acentua a cor de cabelos de tons castanho claro e louro, propiciando reflexos dourados de forma natural sem agredir os cabelos, razão pela qual muitos xampus utilizam em sua fórmula extratos da Calêndula.

E como funcionam os benefícios do óleo essencial extraído desta plantinha em nossas peles?

A Calêndula é famosa por ser eficiente para curar a pele de machucados, queimaduras, mordidas de insetos, eczemas, úlceras e rash cutâneas.

Também há pesquisas feitas em In Vitro que atestam atividade antimicróbica inibidoras de algumas variedades de Estafilococos e Candida, bem como E. Coli e alguns protozoários.

Encontramos também altas concentrações de iodo, caroteno e manganês, que promovem a regeneração celular.

Não bastasse seus inúmeros benefícios, há estudos em curso que argumentam que ela estimula o sistema imunológico e promove drenagem linfática, podendo reduzir inflamações e dor.

Além disso, contribui para baixar nosso colesterol e inibir o crescimento de tumores e argumenta-se que o licopeno presente na planta é benéfico para a saúde da próstata.

Quanto mais navegamos pelo mundo da botânica, mais percebemos os potenciais curativos que a natureza nos oferece.

Uma boa herança alquímica que hoje nos propicia informações preciosas a partir das quais podemos criar produtos naturais que oferecem tantos benefícios sem criar uma série de efeitos colaterais indesejáveis.

Nossos bálsamos são feitos a partir da combinação de óleos essenciais que a natureza nos disponibiliza, os benefícios que contamos aqui são parte do pacote de carinho que criamos para te ajudar a cuidar da sua pele.

Aproveita e confere o resto do site, queremos que você prove estes bálsamos porque eles realmente são feitos para te fazer sentir-se bem consigo mesma.

Um excelente dia para você!

Com carinho,

            Lulu Balm Cosméticos.

Voltar